Translate

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Consumir Para Existir II - Amparo

      Hoje encontrei dois artigos abordando o assunto da postagem anterior, e vou utilizá-los para reforçar a minha opinião sobre o consumismo.
Clique na imagem para fazer download da cartilha.
    O primeiro é interessantíssimo, pois demonstra o quão elevado está o problema do consumismo, a ponto de estar atingindo até mesmo as crianças. O artigo informa o lançamento que ocorreu na semana passada - Semana Do Meio Ambiente - de uma cartilha elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com colaboração do Instituto Alana, e faz parte da série Cadernos de Consumo Sustentável.

    A cartilha "Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade" traz dicas a pais e professores para auxiliá-los na educação das crianças, direcionando-as ao consumo sustentável. O material apresenta ainda, dados sobre como as crianças estão sendo prejudicadas pelo apelo insistente e massivo das propagandas, que as induzem ao consumo desnecessário de inúmeros itens. É destaque no artigo publicado no site O Eco o problema da obesidade que está ligado a má influência midiática sobre nossas crianças, destaca-se também o fato de o Brasil apresentar uma das maiores médias mundiais de horas de crianças em frente as telinhas. O MMA disponibiliza a cartilha em formato PDF gratuitamente em seu site, uma boa sugestão para os pais e professores.

       O vídeo abaixo é um trecho do documentário "Criança, A Alma do Negócio, elaborado pelo Instituto Alana, e o título já é auto explicativo, confiram também a versão completa do documentário em: http://www.youtube.com/watch?v=ur9lIf4RaZ4

               
        O segundo artigo traz em seu título a frase "A Evolução Egoísta", que praticamente revela a fonte do problema do consumismo e da insustentabilidade da humanidade. Neste artigo o autor apresenta os problemas decorrentes do estilo de vida que os seres humanos adotaram sem saber que assim estariam direcionando a sua existência a um abismo, em direção a uma situação caótica e individualista, onde apenas uma minoria é beneficiada enquanto o restante das humanoides não percebem que estão sendo usados para isso.
   
         Corroborando com a opinião do autor deste artigo, creio que para que possamos equilibrar a nossa sociedade precisaremos mudar muito a nossa forma de ver o mundo ao nosso redor, e que só seremos bem sucedidos nessa tarefa se pensarmos na coletividade, deixando de lado os interesses pessoais. Mas não pretendo explanar muito sobre esse assunto agora, deixo isso a cargo dos autores desses artigos, não deixem de ler.

         Compreendam melhor esses artigos lendo-os na integra:
        
     
      Para finalizar gostaria que analisassem bem a frase que segue, extraída do segundo artigo:
“Não foi a luta pela sobrevivência dos mais fortes que garantiu a persistência da vida e dos indivíduos até os dias de hoje, mas a cooperação e a coexistência entre eles.”
 Leonard Boff
    


  


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário