Translate

terça-feira, 30 de julho de 2013

Fugindo Do Tradicional

     Henry construiu uma cabana na floresta para lhe servir de moradia, e fez isso com objetivo de provar que ele conseguiria obter uma casa com todo conforto que necessitava gastando para isso o mínimo possível, e os detalhes dessa construção estão descrito em seu livro 'Walden, ou a vida no bosque'.

Fonte: Ciclo Verde
Está se tornando comum a busca por moradias alternativas, de baixo custo, e com a maior quantidade de elementos sustentáveis possíveis. Muitos estão cansados de se curvarem à esse sistema já consolidado, onde é necessário gastar uma fortuna, ou contrair uma dívida imensa,  para obter uma residência, a qual nem sempre está de acordo com os gostos e as exigências do ego de seus proprietários, sendo necessário reformas constantes. Podemos ainda levar em consideração o fator ecológico, o qual nem sempre é considerado na hora de construir.


     Uma das últimas obras que me chamou a atenção foi a casa semi-sustentável construída pelo ex-assistente de voo Steve Areen na Tailândia, seguindo os princípios básicos de economia de dinheiro e tempo, além dos conceitos da construção ecológica. Assim após 6 semanas e gastando o equivalente a 15 mil reais, Areen obteve sua casa própria, não deve nada a ninguém, e tem a consciência tranquila por morar em uma residência de baixo impacto ambiental.

A estrutura da casa e os materiais utilizados contribuem para que ela tenha um clima agradável em seu interior.        Fonte: Inhabitat
      Sua casinha de aproximados 150m², apelidada de Dome House, foi construída com materiais locais comuns, e apesar de não ser 100% sustentável, ela é sem dúvida um grande exemplo de que algumas ideias alternativas podem ser bem sucedidas, servindo de inspiração para a construção de novas moradias desse mesmo patamar, e cada vez mais focando na construção sustentável.

As aberturas no teto são elementos da construção ecológica pois permitem uma melhor iluminação diurna evitando o consumo desnecessário de eletricidade. Fonte: Inhabitat
 
Fonte: Ciclo Vivo
   Steve foi o próprio construtor do seu lar, tendo apenas outros dois ajudantes, e as imagens de várias etapas da construção estão disponíveis em seu site Dome Home, onde é possível analisar melhor algumas das estruturas. Ele contou ainda com a sorte de construir em lugar onde a legislação não exigia licenças para esse tipo de construção, acelerando assim a sua obra.





     Alguns elementos e estruturas construídas, tanto no interior como no exterior, possuem a verdadeira essência de obras de artes, porém sem custar ao proprietário os olhos da cara.


Fonte: Inhabitat
Fonte: Inhabitat
    Não se tratam de pessoas miseráveis, também não são pessoas que querem apenas economizar dinheiro, o que encontramos aqui são pessoas que percebem como as coisas podem ser modificadas, que não precisamos seguir esse sistema que vem gerando mais problemas do que comodidade, como esperava-se obter com o progresso. 

       Estamos chegando em um ponto de reversão, onde o mais simples está proporcionando uma melhor qualidade de vida para as pessoas, e nesse momento precisamos de exemplos como este, precisamos ser criativos, inovar, buscando cada vez mais o equilíbrio com meio ambiente.

2 comentários:

  1. Muito legal, mais onde encontrar um lugar assim, onde ñ possamos ser importunados?

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos pontos de complicação. Quanto a parte legal, aqui em nosso país, é um pouco mais complicado, mas ainda assim é possível simplificar os processos no caso de pequenas obras, apesar de algumas exigências causarem algum empecilho, e quanto aos locais para construir, existem ótimas comunidades nas zonas interioranas.
    Mas penso que com o tempo isso pode até mesmo virar alvo de politicas públicas de incentivo, só é preciso que nossos representantes no governo percebam isso, claro que com a nossa ajuda.

    Obrigado por participar Carlos!!

    ResponderExcluir