No filme 'Na Natureza Selvagem', Alexander Supertramp aventura-se no Alasca buscando isolar-se da sociedade, assim como fez, Henry David Thoreau ao instalar-se na floresta às margens do Lago Walden.
Tracy e Alex - Cena extraída do filme Na Natureza Selvagem. |
O desentendimento que Alex tinha com seus pais é apresentado como um dos motivos que o levaram a tomar essa ousada atitude, isso e a ideologia que ele havia desenvolvido sobre a vida em sociedade. Em um dos capítulos do livro 'Na Natureza Selvagem', é feita uma explanação mais acentuada acerca dessa necessidade de isolamento. A maioria das pessoas provavelmente atribua - antes de conhecer a fundo a história - sua "fuga" a alguma decepção que sofrera em sua vida, sem deixar de lado o mais comum de se pensar, que tenha sido motivado por algum relacionamento frustrado, porém isso jamais convenceu as pessoas que o conheceram, e que viveram algum tempo ao seu lado, por mais curto que tenha sido esse contato.
Tinha ele a sua própria percepção sobre os relacionamentos, seja entre um casal ou entre o indivíduo e a sociedade, de forma que alguns dos amigos, os quais conhecera durante a sua aventura, afirmaram que Alex mencionou que gostaria de se casar e ter filho, essas coisas todas "normais" digamos, algum dia, isso só depois que regressasse do norte. Disseram que era um rapaz com uma boa virtude.
Como havia comentado em um post anterior, penso que essas situações, como as decepções, não possam ser o fator fundamental para estimular a fuga e o isolamento, mas sim um fator que amplia essa vontade. Muitas pessoas como Alex, Henry, Timothy, eu mesmo, e muitas outras pessoas que conheço não conseguem ver o mundo simplesmente como ele é; aceitar que as coisas são como são, e que não se pode mudar, não achamos correto o andar dessa carruagem da civilização, e assim buscamos entender a vida mais profundamente, e passamos, também, a buscar alternativas para a promover alguma mudança. Não é fácil conviver como qualquer pessoa quando se tem esse tipo de visão.
Deixando de lado as atitudes extremistas, é fácil perceber que o isolamento é amplamente utilizado pelas pessoas que estão com algum problema e precisam 'parar pra pensar', e o fazemos sem perceber, espontaneamente, naturalmente. Quem nunca fez isso? Deixar aquela discussão para o outro dia; afastar-se de alguém que está irritado com você no momento; fazer aquela caminhada sozinho; dar um tempo de tudo.....vale até aquela expressão divertida 'Dorme que passa!'. Todas essas são formas de isolar-se, as vezes fisicamente, as vezes apenas mentalmente, pois o nosso cérebro complexo pode sofrer algum bug a qualquer momento e é então que precisamos nos isolar para destravar, recompor-se, organizar nossa mente.
Certamente Supertramp queria mais que isolar-se do mundo todo, ele estava em busca de conhecimento, entender como a vida funciona e, para isso, nada melhor do que sair e viver a vida de uma maneira que seja possível perceber a realidade de tudo, sem as maquiagens implantadas pela sociedade.
Cara, muito bom. A impressão que tenho é que no Brasil, como as coisas básicas estão longe de ser resolvidas, poucos são os que param e percebem o mundo dessa forma critica. Vão vivendo por impulso da correria dos dias. Mas basta um pequeno tempo pensando na sociedade vazia que vivemos pra dar vontade de "fugir pro mato" hahahaha. Parabéns.
ResponderExcluir